A cronologia da série Alien sempre foi riquíssima, o primeiro filme já anunciava detalhes além do próprio filme. Cercado por uma aura de mistério durante anos, a origem da criatura conhecida como Alien ficou incógnita durante três décadas e ligada ao ser conhecido como Space Jockey, uma criatura alienígena fundida a um tipo de poltrona de comando em uma nave desconhecida encontrada no planeta LV-426 e que possuía em seu interior centenas de “ovos” de aliens.
Desde então milhares de especulações surgiram ao longo de anos em volta dos aliens, do Space Jockey e da origem de ambos. E então o diretor Ridley Scott resolveu brindar os fãs da boa sci-fi com Prometheus e a promessa (não resiti) de esclarecer muitos dos mistérios em volta da franquia.
Apesar de se passar em LV-223 e não em LV-426, Prometheus trouxe luz sobre a obscura origem dos Xenomorfos em alguns pontos, no entanto deixou muitos outros em aberto, deixando possibilidades e interrogações no ar, haja vista que o desfecho de Prometheus não criou um elo real com o primeiro longa-metragem.
Mas para entender algumas coisas sobre a franquia e sua complicada linha temporal, prestigiar a quadrilogia Alien é essencial, já que muitos detalhes sobre o que e quando ocorrer é citado em diálogos e informações sobre a biografia de alguns personagens e muitos fatos podem ser deduzidos disso.
Claro, o auxílio de fóruns de fãs espalhados no mundo todo é essenciais para montar a linha do tempo da franquia.
Para facilitar a vida dos fãs, boa parte desse trabalho já foi feito e refeito; vamos mostrar alguns deles aqui para vocês. E claro, vamos começar por Ellen Ripley, a personagem de Sigourney Weaver, protagonista dos quatro filmes Aliens. Só lembrando que este texto é sobre a cronologia, então certos detalhes serão propositalmente evitados para que sejam apreciados direto nos filmes, ok?…Vamos lá.
A Cronologia da série Alien
Ellen Ripley nasceu em 7 de janeiro de 2092 nas Américas Unidas, e possuiu uma filha, Amanda Ripley Mclaren.
Em 2122 ela é empregada pela empresa Weyland-Yutani, uma megacorporação existente na mitologia da franquia e que, ao que tudo indica, domina a corrida espacial, inclusive realizando processos de terra-formação em planetas diversos. Ellen embarca como tenente de vôo da nave USCSS Nostromo, um cargueiro minerador espacial que viaja levando um carregamento de toneladas de minérios para a Terra.
O computador de controle da Nostromo, a “Mãe”, intercepta uma transmissão não identificada vinda do planeta LV-426 e desperta toda a tripulação da Nostromo de seu sono criogênico. A tripulação opta por atender ao chamado julgando ser um SOS e um módulo de pouso da Nostromo é enviado à superfície do planeta para averiguar a origem do estranho sinal.
A tripulação da Nostromo encontra uma nave alienígena destroçada e com seu único tripulante morto com um rombo no peito feito do interior para fora. Na mitologia da série essa criatura é chamada de Space Jockey. Entretanto o Space Jockey não parece ser o único ser que estava na nave e os tripulantes encontram várias estruturas orgânicas cuja a forma lembra um ovo gigante, em seu interior reside uma criatura conhecida na mitologia da franquia como Facehugger (agarrador de rostos).
Seria este o primeiro contato da raça humana com outra forma de vida e isso não é nada amistoso, haja vista que um dos tripulantes da Nostromo é parasitado por um facehugger e levado a bordo da Nostromo pelos demais tripulantes da nave. Ripley protesta sobre a decisão, ainda assim Ash, o médico da equipe, acaba por levar o “infectado” a bordo da Nostromo.
Assim temos o desenrolar do filme até a descoberta de que a Nostromo foi levada de propósito para a área capaz de captar o sinal enviado de LV-426 e que a Weyland-Yutani queria trazer para a Terra um espécime alienígena intacto. A única sobrevivente do incidente é Ellen Ripley que, em fuga, teve de programar a Nostromo para se autodestruir após sua fuga. Ripley foge em um módulo de fuga e entre em sono criogênico enquanto seu módulo vagava no espaço.
Em Aliens – O resgate, depois do primeiro contato e da destruição da Nostromo, Ripley vaga por 57 anos pelo espaço em animação suspensa, sendo encontrada em 2177 e levada para uma estação espacial da Wyland. É neste ano que ela descobre a morte de sua filha que, neste período, estava com 66 anos. Na estação espacial Ellen fica sabendo que LV-426 é agora um planeta terra-formado e com uma colônia humana vivendo lá.
Depois desta noticia e sem expectativas na vida, Ellen executa trabalhos de carregamento na área de embarque e desembarque da estação quando recebe convite para integrar, como consultora, uma expedição militar ao planeta LV-426 após a colônia humana perder contato. Ellen se junta aos os marines abordo da nave militar USS Sulaco e volta a LV-426, nesta ocasião que os humanos passam a chamar a forma de vida alienígena de xenomorfos.
No planeta, a expedição militar encontra a primeira rainha a ser registrada na espécie pelos humanos. Na colônia experiências com os xenomorfos vinham sendo realizadas, inclusive há outra tentativa de levar um alien vivo a bordo da USS Sulaco tal como havia ocorrido com a Nostromo.
De “O Resgate” para Aliens 3 se passa algo em torno de algumas semanas, ao menos é isso que Ripley dá a entender. Ripley cai no planeta prisão Fiorina, administrado pela Wyland-Yutani (neste filme apenas se referem ao conglomerado como “a empresa”), e descobre que carrega um embrião de rainha no tórax.
Descobrimos que os xenomorfos absorvem DNA de acordo com seus hospedeiros quando surge o Alien-Dog que está atacando a prisão. Ao final Ripley acaba se suicidando em poucos dias devido à infecção, sua morte evita que o embrião caia nas mãos da Weyland-Yutani que, desde o começo da franquia, vem tentando se apossar de espécimes vivos de xenomorfos.
No ano de 2380 aproximadamente, depois de 200 anos da queda em Fiorina, Ripley é “ressucitada” em Alien – A Ressurreição na forma de um clone híbrido de humano e alien. Abordo da USS Auriga, a nova Ripley se depara com a tentativa dos militares em transformar xenomorfos em armas de guerra. Abordo da nave há a rainha retirada de Ripley e que, assim como ela, também adquire características humanas como uma espécie de útero capaz de gerar uma criatura completamente nova.
Ao final Ellen Ripley volta para o planeta Terra que, segundo alguns personagens, é um planeta bem deteriorado.
Bom, basicamente sobre cronologia dos filmes é isso, já que há muito material avulso em HQs e jogos, tornando Alien um universo expandido similar ao de Star Wars, por exemplo. Inclusive dentre esse material extra há possíveis origens para a espécie dos xenomorfos, há material após o quarto filme, há também muitas aventuras que falam sobre a origem da raça do Space Jockey.
Muito desse material é ou será desconsiderado, pois alguns foram feitos antes do terceiro filme e se focavam na garota Newt, por exemplo, morta logo ao início do terceiro filme.
Com a chegada de Prometheus o que vai prevalecer é a visão do filme sobre a origem dos Space Jockey e dos Aliens, já que os filmes são considerados a cronologia oficial da franquia.
Fiquem de olho por aqui que até a estreia de Prometheus teremos mais uns dois textos sobre as especulações do filme e alguns dos acontecimentos entre um e outro.
All hail the Alien Queen…
Sobre o Autor
Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.