Quando Batman Arkham Asylum foi lançado em 2009 não pude deixar de sentir que ali havia sido feito um belíssimo trabalho de adaptação do personagem para outra mídia. A meu ver algo tão bem feito que chegava a rivalizar, em termos adaptativos, ao excelente Batman – The Animated Series do aclamado Bruce Timm.
Tudo do conceito do homem-morcego e suas facetas estão presentes no game: Batman porradeiro, cientista, estrategista, detetive, suas bugigangas tecnológicas e armamentos… e claro, seus maiores mais emblemáticos inimigos que sitiaram o Asilo Arkham…
O sucesso do game não tardou a garantir sua longevidade nas sequências lançadas em 2011 e 2013, Batman Arkham City e Batman Arkham Origins, respectivamente. Sendo este último um prelúdio ao primeiro game, mostrando o homem-morcego ainda em seus primeiros anos de carreira.
Os novos games potencializaram sobremaneira os principais pontos do primeiro game, a começar pelo ambiente em Arkham City, no qual o personagem percorria os amplos espaços e ruas do bairro chamado Arkham City, o que trouxe grande dinamicidade as missões no game e aos combates. O próximo game de série, Batman: Arkham Knight (BAK), promete elevar tudo a novos patamares de qualidade e jogabilidade.
Com a virada de gerações dos consoles, a chegada de BAK também marca um grande ponto de virada na franquia de games do cruzado encapuzado. A ampliação na capacidade gráfica de oitava geração de consoles garantiu melhoras gráficas soberbas ao game e tudo perceptível desde as primeiras imagens e vídeos disponibilizados para a divulgação do mesmo.
Mas a principal novidade diz respeito a inclusão do Batmóvel na dinâmica do game, permitindo que Batman utilize o veículo para se locomover pelas ruas de Gotham City e combater outros veículos em seu caminho.
O veículo está completamente integrado ao personagem para ser controlado, sendo fundamental em muitas ocasiões para o sucesso das missões, servindo tanto no combate armado como, em certos momentos, como lançador, escudo e ariete.
Outra novidade do game diz respeito ao vilão que dá título ao mesmo: Arkham Knight, personagem criado exclusivamente para o game pelo escritor Geoff Johns e pelo desenhista Jim Lee.
No entanto no novo contexto de BAK, um ano após os acontecimentos de Arkham City a ameaça da vez reside no vilão Espantalho que espalhou bombas pelo centro da cidade contendo uma nova versão do seu gás do medo, levando o comissário Gordon e a plicia de Gotham a evacuar parte da cidade.
Além de Arkham Knight cuja dinâmica no game promete cenas de tirar o fôlego nos encontros com Batman, Duas Caras, Pinguim e Arlequina estão aliados ao plano do Espantalho para derrubar o morcego definitivamente.
Batman: Arkham Knight tem data de lançamento prevista para 2 de junho de 2015 para as plataformas PS4, XBox One e PC. Sem sombra de dúvidas um dos games mais aguardados para o próximo ano. Abaixo o vídeo em duas partes da missão Ace Chemicals Infiltration, cuja segunda parte foi liberada na última segunda-feira, dia 01 de dezembro.
- Batman: Arkham Knight – Ace Chemicals Infiltration Gameplay (Part 1)
- Batman: Arkham Knight – Ace Chemicals Infiltration Gameplay (Part 2)
Sobre o Autor
Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.