Ghost In The Shell (GiS), cultuado mangá de Shirow Masamune, é um daqueles típicos exemplos de obra que transcende seu local inicial, se expande e gera uma miríade de possibilidades. Fazendo jus ao seu mundo cyberpunk, virtual e digital, GiS é há anos um belíssimo exemplo de multimídia e influência para a cultura pop em geral. Na última segunda-feira, 19/10, foi divulgado o primeira trailer ocidental do próximo filme da franquia.
Cyberpunk em essência, GiS ecoa o que há de melhor no gênero (conheça mais sobre Cyberpunk AQUI): cyborgs, cyberespaço, hackers, ninjas urbanos, inteligências artificias, mega-corporações, mulheres belíssimas e extremamente perigosas. Focado nas ações da divisão de operações contra cybercrimes Section 9, GiS desfila seus personagens em situações que misturam ação desenfreada, tiroteios, lutas marciais, conspirações de extrema complexidade, corrupção em escalões de poder, espionagem e contra-espionagem em diversas instâncias, inclusive internacionalmente, tráfico de influência, de informações, de órgãos artificiais, de cybercérebros ou outras peças… um universo de relações intrincadas que, além de todas as questões éticas, legais, filosóficas que o anime aborda, soma-se a isso a questão da presença dos Ghosts nos cyborgs do mangá/anime, questão essa que levanta sempre ótimas reflexões dentro e fora da obra.
Comandada pelo chefe Aramaki, a Section 9 é uma equipe que conta com integrantes altamente especializados (todos cyborgs) em diversas funções dentro do grupo, todos agindo em conjunto ou em paralelo em missões que envolvam o uso indevido de tecnologia, sua manipulação, inclusive na esfera virtual do cyberespaço, território de ação de muitos hackers humanos e até mesmo artificiais (inteligências artificiais corrompidas). Batou, Togusa, Motoko Kusanagi, Ishikawa, Boma, Saito e os simpáticos e brincalhões Tachikomas são a linha de frente da Section 9, contando também com apoio de suporte de suas instalações ou outras agências quando necessário.
Além do cultuadíssimo mangá, GiS tem os longa-metragens, as séries animadas (Stand Alone Complex, Arise, Arise Border, Arise Alternativa Architecture), jogos de videogame, romances literários e claro, uma legião de fãs espalhados ao redor do mundo consumindo toda essa produção que vem manténdo de um lado e renovando de outro, o imaginário de uma cultura cyberpunk, ainda que mais renovada devido aos avanços reais das tecnologias de cybernetização e digital (O Cyberpunk original data de meados da década de 1980, ainda não viu o nosso especial?)
Pois é, não satisfeitos em percorrer já algumas décadas (o mangá iniciou em 1989 no Japão) inovando e influenciando outras mídias e obras como, por exemplo, a Trilogia Matrix e games como Deus Ex (só para citar cinema e games), GiS vai ganhar mais um longa-metragem, por hora entitulado Ghost in the Shell: The New Movie, cronologicamente situado antes do eventos do primeiro filme de 1995, dirigido por Mamoru Oshii, mostrando ainda os primeiros passos da Section 9 na construção de sua fama e prestígio na solução dos cybercrimes.
De responsabilidade do estúdio Production I.G, Ghost in the Shell: The Movie foi lançado em território japonês,onde é distribuído pela Toho Companyem, 20 de junho deste ano. The Movie é dirigido por Kazuchika Kise (Ghost in the Shell Arise) e Kazuyna Nomura (Sengoku Basara), Tow Ubutaka escreveu o roteiro. As apostas para o novo longa são tão positivas que gente na editora Kodansha acredita que o impacto do novo filme vai ser similar ao que ocorreu na época que o primeiro longa foi lançado (1995). Oremos…
Um live action está planejado para 2017 com a mega-star Scarlett Johansson, mas ninguém liga pra isso…
Ghost in the Shell: The Movie está previsto para estrear em países ocidentais a partir de 11 de novembro próximo. Build your future, follow your ghost!
Guia – Ghost in the Shell
Filme – Ghost in the Shell
Duração: 83 min
Lançamento: 18 de novembro de 1995
Filme – Ghost in the Shell 2.0
Duração: 85 min
Lançamento: 12 de julho de 2008
Filme – Ghost in the Shell 2: Innocence
Duração 100 min
Lançamento: 6 de março de 2004
Anime – Ghost in the Shell: Stand Alone Complex
Exibição original: 1 de Outubro de 2002 – 25 de Março de 2003
26 episódios
Anime – Ghost in the Shell: Stand Alone Complex 2nd GIG
Exibição original: ? – 8 de Janeiro de 2005
26 episódios
OVA – Ghost in the Shell: Stand Alone Complex – Solid State Society
Lançamento 1 de setembro de 2006
Duração: 108 min
Filme – Ghost in the Shell: Arise – Border:1 Ghost Pain
Duração 58 min
Lançamento: 22 de junho de 2013
Filme – Ghost in the Shell: Arise – Border:2 Ghost Whispers
Duração: 56 min
Lançamento: 30 de novembro de 2013
Filme – Ghost in the Shell: Arise – Border:3 Ghost Tears
Duração: 58 min
Lançamento: 28 de junho de 2014
Filme – Ghost in the Shell: Arise – Border:4 Ghost Stands Alone
Duração: 59 min
Lançamento: 6 de setembro de 2014
Anime – Ghost in the Shell: Arise – Alternative Architecture
Exibição original: 5 de abril de 2015
10 episódios
Filme – Ghost in the Shell (2015)
Lançamento – 5 de junho de 2015 (Japão)
Lançamento – 11 de novembro de 2015 (Ocidente)
Sobre o Autor
Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.