Dia 10 de dezembro a IDW Publising divulgou um press-release fantástico: Rom the Space Knight #0 está com data de estreia marcada para maio de 2016 no Free Comic Book Day. Após décadas no limbo editorial o personagem finalmente ganhou carta branca para ser publicado em nova série.
Lançado originalmente como uma figura de ação na década de 1970, Rom virou HQ naquela clássica jogada de alavancar a fama do brinquedo através de gibis Marvel com sua edição #1 lançada em dezembro de 1979.
Algo similar ao que ocorreu com Transformers, Esquadrão Atari (no segmento dos games, no caso e tendo a DC Comics como editora), coleção de bonecos da Gulliver que deu base para Guerras Secretas também da Marvel e por aí vai… O cavaleiro do espaço já era um desbravador do cenário multimídia.
Para fortalecer ainda mais a presença do personagem nas HQs Marvel, não foram poucas as ocasiões que o personagem cruzou caminho com outros heróis da casa das ideias: Hulk, X-men, Homem Aranha, Vingadores, Capitão América. As histórias de Rom na cronologia Marvel tiveram 75 edições regulares, alguns Anuais e claro, suas aparições em títulos de outros personagens e, todo seu background fora definido por Bill Mantlo e Sal Buscema, dando contexto e histórico para o brinquedo até então desconhecido e sem apelo.
Ironicamente Rom, o personagem da HQ, fez muito mais sucesso que o original em brinquedo que vendeu em torno de 200 a 300 mil unidades apenas.
O fracasso do brinquedo acabou engavetando Rom por diversas questões referentes aos direitos de uso da imagem do personagem, já que o visual do boneco era de propriedade da Parker Brothers, posteriormente adquirida pela Hasbro, o que soterrou ainda mais as possibilidades de republicações ou novas utilizações do personagem e seu contexto.
O tempo, esse danado, passou e as coisas foram se arrumando aos poucos e a IDW consegui se alinhar com a Hasbro e tirar Rom do limbo para uma nova série com nova equipe, novo contexto, mas, segundo Chris Ryall, editor-chefe e editor-criativo da IDW, a essência original do personagem estará presente no novo título.
Rom the Space Knight #0 será uma edição especial introdutória da chegada de Rom à Terra, a edição gratuita terá 10 páginas de história mais extras como esboços e entrevistas, tudo preparando terreno para a série regular que está prevista para julho de 2016.
A reestreia de Rom tem roteiro co-escrito entre Chris Ryall e Christos Gage, na arte do especial #0 temos ainda David Messina, a arte da capa para Rom # 0 é de Zach Howard e Nelson Daniel.
Com a chegada do novo material, vamos ver como se desenrolam as negociações para um possível republicação do material da Marvel com o personagem. Aqui, ao menos, é grande a torcida.
Fonte: IDW Publishing
Bill Mantlo, uma vida em quadrinhos
Em 17 de julho de 1992 o artista Bill Mantlo sofreu um grave acidente. Atropelado e sem socorro imediato, Mantlo sofreu traumas severos no crânio e no cérebro. Após uma cirurgia de emergência e duas semanas em coma, Mantlo despertou, reconheceu familiares e amigos, passou anos em longas sessões de terapia até que os médicos determinaram que o artista jamais voltaria a se recuperar totalmente do trauma sofrido.
Desde então Mantlo regrediu ainda mais e vive sob cuidados quase que 24 horas por dia. Inúmeras vezes artistas se juntaram e somaram forças para auxiliar financeiramente o tratamento do artistas. Em 2007 David Yurkovich publicou uma biografia intitulada, Mantlo: A Life in Comics para ajudar a levantar fundos para o cuidado de Mantlo.
Além disso, o Floating World Comics patrocinou dois eventos chamados Spacenight: A Tribute to Bill Mantlo, uma mostra de arte feita quase que totalmente de interpretações diferentes de artes do personagem Rom para ajudar a levantar fundos.
Também vale lembrar da sessão de exibição especial do filme Guardiões da Galáxia para Mantlo, co-criador do personagem Rocket Raccoon. Atualmente aqueles que desejarem fazer doações diretas podem enviá-las para o irmão de Bill, Mike Mantlo.
Você passa a vida criando heróis indestrutíveis que sobrevivem ao passar dos anos através de histórias incríveis, infelizmente, você, artista, não é invencível, menos ainda inesquecível para a indústria…
Sobre o Autor
Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.