O fã de Sci-fi não tem mais motivos para reclamar da falta de títulos e opções no mercado. Talvez até tenha motivos de queixa: é muito lançamento para, quem sabe, pouco dinheiro. Mas ainda estamos no lucro e é melhor ter a dúvida da escolha do que o vazio da falta dela.
Quatro anúncios recentes me chamaram bastante atenção já nesse comecinho de semana; um pela editora Editora Aleph e outro pela Suma de Letras. A Aleph vai finalmente cumprir a tão cobrada promessa de publicar aqui no Brasil o aclamadíssimo Guerra do Velho (Oldman’s War, no original) do escritor John Scalzi, também chegua ao catálogo deles mais uma obra do cultuado Philip K. Dick: Um Reflexo na Escuridão (A Scanner Darkly, no original), o livro é bastante conhecido por aqui também por ter inspirado o filme O Homem Duplo.
O terceiro lançamento da Aleph fica por conta de de Star Wars: Darth Plagueis, obra do selo Legends (não é parte do cânone atual de SW) que se passa antes dos acontecimentos de Star Wars – Episódio I, revelando a origem do misterioso Darth Siddious e de seu mestre, o Lorde Sith que dá título ao livro.
Já a Suma de Letras apostou nos grandes clássicos trazendo nada mais nada menos que Guerra dos Mundos de H. G. Wells, considerado um dos país da Sci-fi ainda em seus primórdios quando o termo sequer havia sido cunhado.
Guerra dos Mundos não é nenhuma novidade no mercado nacional há décadas, mas como é uma obra de domínio público, as editoras estão sempre reinvestindo na obra e em sua qualidade inegável. A edição mais recente que lembro de Guerra dos Mundos foi a da Alfaguara lançada, salvo engano, em 2007. A nova edição pela Suma é em capa dura, com ilustrações originais e extras.
Agora é só separar a grana e reservar espaço na estante para a chegada dessas belezuras, inclusive alguns em pré-venda, outros já disponíveis em lojas e livrarias especializadas.
Guerra do Velho, por John Scalzi
John Perry fez duas coisas no seu aniversário de 75 anos: visitou o túmulo da esposa e alistou-se no exército. As Forças Coloniais de Defesa, misteriosamente, estão recrutando idosos para conquistar novos territórios interestelares. Detentores de uma tecnologia inovadora, as FCD são capazes de criar supersoldados com habilidades jamais vistas, e um exército disposto a arriscar tudo.
Um dos lançamentos mais esperados do ano, GUERRA DO VELHO, de John Scalzi, traz uma história original e surpreendente. E você não precisa ser fã de ficção científica militar para gostar dele. Com bom humor e uma escrita hábil, Scalzi trata de temas como envelhecimento, ética e amor.
Lançamento previsto para a segunda quinzena de abril, pré-venda disponível em breve.
• Leia um trecho do livro em PDF: http://bit.ly/1Rx9Eb0
Um Reflexo na Escuridão, por Philip K. Dick
NÃO EXISTE MAIS LIMITE ENTRE O REAL E O IMAGINÁRIO — Um Reflexo na Escuridão (A Scanner Darkly) é considerado um dos livros mais sombrios e interessantes de Philip K. Dick. Repleto de dorgas, sexo e repressão, traz relatos autobiográficos e leva o leitor a participar de uma das viagens mais insanas de PKD.
A obra serviu de inspiração para o filme O Homem Duplo, com Keanu Reeves, Winona Ryder, Robert Downey Jr. Esta edição traz os extras: uma entrevista com o autor, falando sobre drogas, literatura e ficção científica, e um artigo, escrito por Vaughan Bell, que discute tipos de psicose à luz da neuropsicologia e de situações apresentadas no romance.
Onde encontrá-lo:
- Saraiva Online > http://bit.ly/1Ul8ePM
- Livraria Cultura > http://bit.ly/228IIji
- Amazon.com.br > http://bit.ly/1QRvzUy
- Livraria da Travessa > http://bit.ly/1U6GYFU
- Cia dos Livros > http://bit.ly/1MbK0AN
- Grupo Livrarias Curitiba > http://bit.ly/21mqrww
- Livraria Martins Fontes > http://bit.ly/1nCGwRA
Star Wars: Darth Plagueis
“VOCÊ JÁ OUVIU A TRAGÉDIA DE DARTH PLAGUEIS, O SÁBIO? Não é uma história que os Jedi te contariam.”
DARTH PLAGUEIS, de James Luceno, é o nosso lançamento de STAR WARS para abril \o/ O livro, que faz parte do Legends e se passa antes do Episódio I, traz a história de um dos personagens mais sombrios da franquia, responsável pelo treinamento de Palpatine e mestre na manipulação de midi-chlorians.
E enquanto a pré-venda não chega…
- Leia um trecho > http://bit.ly/1UT0eag
Guerra dos Mundos, por H.G Wells
Publicado pela primeira vez em 1898, essa obra-prima de ficção especulativa de H.G. Wells aterrorizou e divertiu gerações de leitores, gerou inúmeras imitações e serviu de inspiração a mestres como Orson Welles e Steven Spielberg.
Por tempos, os homens foram estudados à distância pelos marcianos, que nos observavam como quem analisa micróbios por um microscópio. No final do século XIX, entretanto, eles partem para a Terra e aterrissam nos arredores de Londres. À primeira vista, os marcianos parecem risíveis: mal conseguem se mover, e não saem da cratera criada pela aterrissagem de sua espaçonave. Mas, conforme seus corpos começam a se acostumar com a gravidade terrestre, revelam também seu verdadeiro poder. Os marcianos são máquinas biomecânicas assassinas com mais de 30 metros de altura, que destroem tudo a sua volta. Aniquilando toda tentativa de retaliação do exército britânico, eles rapidamente eles chegam à capital britânica, que é evacuada às pressas por uma população desesperançada.
O enredo é uma analogia à Inglaterra e à Europa do século XIX – potências imperialistas que submetiam, colonizavam e sugavam recursos de culturas menos avançadas tecnologicamente. Com A Guerra dos Mundos, Wells procurava mostrar o que seria da Inglaterra se ela enfrentasse o mesmo tipo de extermínio social, econômico e cultural que impunha a outros povos.
Dados técnicos da edição ainda não disponíveis.
Sobre o Autor
Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.