Os veteranos de leituras e dos mundos de RPG já conhecem de loga data os livros interativos, aqueles que você lê, se depara com uma situação de escolha/decisão, escolha uma alternativa entre duas, três ou mais opções e parte para o caminho escolhido.
É simples, é comum, mas é muito divertido e continuará sendo; acredito que a maioria dos rpgistas tenha ótimas lembranças desse tipo de leitura. Isso quando não foram elas mesmas que os tornaram rpgistas. O Inimigo Digital exatamente esse tipo de livro.
Com o objetivo de aliar a experiência de leitura com a experiência de uma partida de videogame, O Inimigo Digital retoma o expediente dos livros-jogo para atrair a atenção do jovem leitor da era digital.
O inimigo Digital | Literatura e Jogo numa aventura não oficial de Minecraft
Baseado no universo do megassucesso MINECRAFT, o livro escrito por Athos Beuren – lançado pela AVEC Editora – não injeta tanta novidade na dinâmica do que já havia sido feito anos atrás, as novidades no livro ficam a cargo dos elementos típicos do mundo digital de Minecraft misturados aos elementos do RPG tradicional.
Você tem sua ficha de personagem e precisa usar dados para as ações dentro do livro-jogo quando algo lhe for solicitado, precisa atribuir habilidades ao seu personagem, coletar experiência ao longo da leitura para avançar em determinados trechos e claro, enfrentar inimigos e desafios diversos onde o uso dos dados é fundamental para suas ações.
Com a ficha do personagem e a tomada de decisão cabe a cada leitor o rumo a ser dado para história e os resultados obtidos durante a interação com o livro, obviamente, vão variar sobremaneira de um leitor para outro.
Ou por que não dizer que vão variar de uma leitura para a outra feita pela mesma pessoa?
Independente da parte interativa, O Inimigo Digital tem sua história para contar e ela começa sendo passada a panos limpos pela dupla Steve e Alex para o personagem do leitor (nome e dados do personagem você coloca na ficha que há no começo do livro).
A dupla nos explica que o personagem Devious_David removeu um pedaço da Pedra Matriz e um imenso vazio começa a consumir tudo no mundo de Minecraft.
Movido pela vingança, Devious_David foi um personagem criado nos primórdios de Minecraft e depois abandonado por seu criador que não retornou para explorar o vasto mundo com seu personagem.
Atualização após atualização Devious_David ficou sozinho e maquinando uma forma de vingança que pudesse abalar todo o mundo digital de Minecraft. Assim começa a aventura do livro.
Junto com essa premissa básica da narrativa que impulsiona o leitor, outra coisa não varia na totalidade do livro: o texto é leve, objetivo e direto, algo que se deve, claro, ao perfil do leitor que a obra se destina: os jovens leitores. Sobretudo os que já são fãs do megassucesso Minecraft.
Vale frisar que esta é uma resenha bem diferente do que costumo fazer, tanto no tipo de livro que costumo ler quanto do texto que normalmente escrevo após a leitura.
Aqui não dá para expor demais a sequência de fatos, detalhes demais ou explicar muito o que ocorre, já que cada leitura-partida vai ser bem diferente de um leitor-jogador para outro, bem como as características atribuídas ao personagem do leitor. Isso, claro, é um bom fator replay para a obra.
Você lê, toma decisões, conclui uma etapa, pode fazer outra leitura escolhendo caminhos diferentes dos escolhidos da primeira vez.
Beuren escreve com simplicidade e com foco na condução da aventura lado a lado com sua narrativa que é simples, mas se atém ao fato de que precisa prender o leitor de uma geração afoita, apressada e impaciente. E a ligação entre livro e game se dá justamente no fato de que as partes interativas do livro vão fazer esse jovem leitor querer prosseguir a leitura por lembrar de suas ações em um jogo de verdade.
Inclusive com o fato de que em dado momento a derrota é perfeitamente possível e retomar a aventura de um ponto anterior se torna algo fundamental para coletar experiência para evoluir, retornar ao ponto de gargalo mais forte, mais ágil, mais evoluído e superar a demanda narrativa.
O que é relevante dar destaque nesse processo leitura de O Inimigo Digital é o fato de que é extremamente agradável e divertido mergulhar na narrativa interativa proposta pela obra de Beuren. Admito que foi uma grata surpresa a experiência que, confesso, a princípio me fez ter algumas ressalvas.
Também é importante ressaltar mais uma vez que O Inimigo Digital tem um público-alvo muito bem definido: jogadores fãs do mundo de Minecraft e jovens leitores em geral. Qualquer uma das duas opções está bem servida na obra e qualquer excesso para além é dispensável.
Com ilustrações nas vinhetas e sempre contendo ícones e elementos alusivos à estética do game Minecraft em todas as páginas, O Inimigo Digital conta com o sempre competente acabamento da AVEC Editora para suas obras.
Papel do miolo pólen em boa gramatura com impressão preto e branco, capa em cartão 250 gramas colorida com verniz localizado sobre laminação fosca.
Eis aqui uma boa pedida para quem tem em casa jovens leitores ávidos por aventuras, novidades e desafios. Claro, todos já encontram isso nos muitos mundos virtuais das telas de videogame, mas a leitura desperta a imaginação de criar na sua própria mente o mundo que nos cerca.
Acho que aqui reside uma boa opção para divertir e distrair a criançada. Ponto positivo mais uma vez para AVEC Editora que vem apostando no autor nacional e na diversidade de gêneros e títulos em seu catálogo.
O Inimigo Digital | Ficha Técnica e Sinopse
Um personagem corrompido pelo desejo de vingança planeja destruir o Minecraft! Devious_David removeu a rocha matriz, a base de toda a superfície do jogo, e criou um vazio que está aumentando e devorando tudo ao seu redor.
Agora, Steve e seus amigos precisam de sua ajuda para combater as forças do mal e salvar o mundo virtual. Só você poderá deter este terrível vilão e impedir que o Minecraft desapareça para sempre. Parte história, parte jogo, O Inimigo Digital é um tipo diferente de livro – aqui, VOCÊ é O herói!
- FORMATO: 14×21 cm
- Páginas: 192 páginas
- Papel: Lux cream 90g
- Capa: Supremo cartão 250g Prolan fosco, verniz localizado
- CATEGORIA: Livro-jogo
- PÚBLICO / IDADE: Juvenil
- Editor: Artur Vecchi
- Autor: Athos Beuren
- Diagramação: Vitor Coelho
- Ilustração de capa: Wellington Dias
- Ilustrações internas e orelha: Fabrício Bohrer
- Revisão: Miriam Machado
Sobre a AVEC Editora
A AVEC é uma editora nascida em 2014 que investe em escritores, desenhistas e quadrinhistas que estão dando seus primeiros passos na criação de histórias – mas já demonstram o talento de grandes autores. Conheça nosso site.
Os livros da AVEC podem ser encontrados na rede Fnac, Travessa, Cultura e Submarino. E os ebooks na Amazon, Apple, Kobo, Cultura e Travessa.
Os leitores também podem comprar direto no site da editora. Por esse link.
Veja outros títulos da AVEC Editora nos links abaixo:
- A Infância do Brasil
- Coleção Sobrenatural: Vampiros Vol.1
- Ember: As crônicas da ruiva Vol.1
- Coração do Cão Negro
Compre na Amazon AQUI
Sobre o Autor
Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.