Duque de Caxias, o personagem histórico, é protagonista central de Duque e as Mortes, história em quadrinhos lançada por Frank Tartarus (roteiro e cores) e Adan Marini (ilustrações).
O livro integra a lista de títulos do Tesla Studio, coletivo criado em 2014, que se dedica a produção de HQs independentes, como Dies Irae (2016), Os Novos Atlantes (2017) e Pulp Action: Explosão Infinita (2018).
A graphic novel apresenta Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque, na última etapa da vida, em uma conversa franca com um amigo poeta (ou a própria morte?).
O diálogo rico entre os dois percorre histórias da juventude, batalhas, conquistas, segredos e confissões do velho militar.
Agora cansado da guerra e da vida, desarmado mas com suas cartas na manga, Duque de Caxias apresenta um mapa da sua trajetória e convida o leitor a percorrê-lo confirmando verdades e inventando, com os autores, a história por trás da História.
A profunda pesquisa histórica dá ao roteiro a legitimidade para a invenção e é eixo para a graphic novel.
O traço talentoso da arte e o apelo filosófico do diálogo – característica da dupla – conduzem o leitor à poesia e ao prazer da leitura da HQ.
Nas últimas páginas, o livro dedica espaço à contextualização histórica e mostra como “achados” da biografia do Duque aparecem no roteiro e na arte.
Duque e as Mortes foi financiado pelo Financiarte da Prefeitura de Caxias do Sul. Além do lançamento regional no sábado (16), o livro terá lançamento e venda nacional através da plataforma Catarse a partir do dia 25 de março.
Duque e as Mortes | Ficha Técnica
- 84 páginas
- Valor: R$ 35
- Arte: Adan Marini
- Roteiro, cores e arte adicional: Frank Tartarus
- Arte da capa: Camila Torrano
- Arte da contracapa: Matias Streb
Sobre o Autor
Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.