Onda de Crimes, primeiro livro do selo Safra Vermelha da AVEC Editora é estreia em grande estilo, trazendo autores latinos que bebem no que há de melhor na fonte do Noir e em algumas de suas principais características.
Red Harvest, célebre obra do escritor Dashiell Hammett dá nome ao selo da AVEC Editora que te como foco as histórias de crime, histórias policiais e investigativas; neste livro de estreia do selo o leitor tem a oportunidade de prestigiar em ação seis autores em seis contos envolvendo crimes, violência, mistério, investigação em narrativas curtas, porém de grande intensidade e criatividade.
Esta pequena e gratificante antologia temática trás a nós os becos e ruelas típicos do estilo Noir, misturando-os a algumas das características típicas dos países latinos como as margens de rios, os pequenos portos de cidades ribeirinhas e claro, as florestas típicas da região amazônica cuja floresta se estende por diversos países do continente latino-americano.
Organizado pelo brasileiro Cesar Alcázar, Onda de Crimes poderia ser o típico livro de contos em que histórias ótimas alternam espaço e a atenção do leitor ao lado de histórias medianas e algumas ruins; mas aqui não, aqui temos apenas histórias muito boas e ótimas.
Parte desse bom nível qualitativo se dá pelo baixo quantitativo: em seis histórias é difícil para um organizador dar espaço para coisas medianas ou simples demais.
Cesar Alcázar não deixa esse espaço e essa flutuação de qualidade se espalhar como é comum nesse tipo de coletânea, até mesmo porque as 120 páginas de Onda de Crimes são cruciais para sua funcionalidade, ou seja, aqui não há espaço para o “mediano”…
Pode parecer pouco — e no fundo, o leitor em mim acha que são poucas páginas sim — as 120 páginas dão conta do recado de atrair, entreter e instigar o leitor que mergulha facilmente no universo sombrio proposto pelo livro.
Ao final da ágil leitura proporcionada pelas narrativas igualmente ágeis, fica a sensação de que queremos ler mais uns dois ou três contos na coletânea, dado o nível de imersão conseguido pela organização da obra, mas sobretudo pela qualidade dos textos contidos nela.
A sensação de tensão mesclada com uma violência pungente típica dos recantos distantes dos países latinos fica presente em nossa percepção após a conclusão da última história.
Apesar de cada autor ter sua própria percepção de violência, crimes e latinidade, é fácil notar um espírito de “conjunto da obra”, não só pelo tema, mas pela influência do Noir sobre cada conto de cada autor, o que eu particularmente acredito ser um dos grandes objetivos da coletânea: pedaços individuais com suas próprias qualidades, mas que tem aquela parte do todo que permite a esses pedaços independentes serem também percebidos como conjunto e totalidade.
Outro ponto que acredito ser relevante mencionar sobre Onda de Crimes diz respeito sobre a importância que esse tipo de obra tem em nos relevar nomes de autores e nos dar pequenas doses do potencial que cada um deles tem de ganhar mais espaço em nossas estantes, provando mais uma vez que a produção latino-americana em nada fica a desejar aos demais recantos do mundo.
Diferente de um livro com uma única história, prefiro em livros de conto não detalhar muito nenhum, nem elencar meus favoritos ou os melhores e nesse caso de Onda de Crimes, que é uma coletânea pequena e coesa, acho que é até uma tarefa desnecessária, já que os seis contos tem grau de excelência de sobra para agradar os leitores e fãs da literatura policial.
Também tenho nisso um tanto de cuidado para não entrar muito na experiência direta do leitor com cada conto, correndo o risco de detalhar surpresas que, obviamente, são surpresas do ato da leitura da obra e não de algum comentário impertinente e fora de hora que possa surgir aqui e ali em minha breve análise.
Em se tratando de narrativas curtas, qualquer excesso de preciosismos em aprofundar a análise conto a conta pode ser um desastroso spoiler. A mim o que interesse dizer a você, leitor, é que não falta qualidade autoral, textual e formal. Aventure-se sem medo.
Assim como em 2018, mais uma vez a AVEC Editora desponta no mercado editorial brasileiro no ano de 2019 como uma editora disposta não só a apostar em seus lançamentos diferenciados, mas acima de tudo em entregá-los aos seus leitores. Onda de Crimes vem engrossar o ótimo catálogo da editora com qualidade, ótimo acabamento e preços excelentes.
Onda de Crimes é leitura ágil, inteligente, original e divertida, você pode ler um conto por dia e em menos de uma semana conclui a tarefa e fica satisfeito, não só como leitor, mas também como alguém que acabou de prestigiar nomes e textos de excelência produzidos na América Latina, trazendo não só novidade, mas reforçando uma tradição de ótimos escritores latino-americanos.
Já estou ansioso pelos próximos títulos do selo Safra Vermelha.
Onda de crimes | Sinopse
Atividades suspeitas, tramas macabras, assassinatos misteriosos, desaparecimentos… Nas regiões isoladas e ermas até nas ruas apinhadas das grandes cidades, o crime está sempre à espreita. Reunindo contos de autores do Brasil, Uruguai e Argentina, Onda de Crimes é emoção do início ao fim!
O lado mais sombrio da existência humana está à solta em Onda de Crimes, uma antologia que reúne algumas das principais vozes da Literatura Policial latino-americana atual.
Da Argentina, Nicolás Ferraro aborda as agruras de uma jovem que acaba envolvida nas aventuras ilegais do próprio pai. Já seu conterrâneo, Kike Ferrari, mergulha nas tensões da tríplice fronteira entre Paraguai, Argentina e Brasil.
Nascido no México, mas radicado no Uruguai, Rodolfo Santullo apresenta uma série de mortes desconcertantes no inverno sombrio de Punta del Diablo. Do Brasil, Cláudia Lemes investe no suspense ao retratar um homem vítima de uma perseguição que não consegue compreender.
O feminicídio é a base da história narrada por Paula Bajer, na qual uma mulher suspeita que o vizinho é um assassino. Por fim, Cesar Alcázar mostra que segredos obscuros do passado podem gerar uma explosão de violência.
Onda de crimes | Ficha Técnica
- Formato: 14×21 cm
- Páginas: 120 páginas
- Papel: polen bold 90g
- Capa: Supremo cartão 250g Prolan fosco
- Categoria: Contos, Crimes, Policial
- Autor: Cesar Alcázar, Cláudia Lemes, Kike Ferrari, Nicolás Ferraro, Paula Bajer e Rodolfo Santullo
Compre na Amazon AQUI
Sobre a AVEC Editora
A AVEC é uma editora nascida em 2014 que investe em escritores, desenhistas e quadrinhistas que estão dando seus primeiros passos na criação de histórias – mas já demonstram o talento de grandes autores.
Os livros da AVEC Editora podem ser encontrados na rede Fnac, Travessa, Cultura e Submarino. E os ebooks na Amazon, Apple, Kobo, Cultura e Travessa. Os leitores também podem comprar direto no site da editora: http://www.avecstore.com.br/
Sobre o Autor
Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.