A obra enfatiza a vivência sertaneja e seus personagens
bastante característicos
O conto Estas Estórias, escrito por João Guimarães Rosa, atualmente lançado pela Global Editora, é uma edição importante em diferentes aspectos, tanto por vir com o texto de apoio escrito por Walnice Nogueira Galvão – crítica literária e especialista nas obras de Guimarães – quanto por ser composta a partir de manuscritos encontrados entre os pertences do autor após seu falecimento. O livro já está disponível em pré-venda e logo chegar às livrarias e distribuidores.
Ao total, são oito contos reunidos neste livro, com longas narrativas e a surpresa de conter a “entrevista-retrato” intitulada Com o vaqueiro Mariano. Além disso, o exemplar mantém a excelência explanação que marca a escrita rosiana e a linguagem marcadamente popular, motivos que justificam essa publicação em fevereiro.
Em A estória do homem do Pinguelo, temos a presença simultânea de dois narradores, um de personalidade culta e outro de perfil mais simples, com linguagem marcadamente popular. No conto Meu tio o Iauaretê, o narrador-protagonista é um homem do sertão que, ao caçar onças, acaba por se identificar com o universo animal mais do que poderíamos imaginar.
Como citado, ao final da leitura, há o texto O impossível retorno, escrito por Walnice Nogueira Galvão, especialista na obra de Guimarães Rosa e crítica literária. Tal artigo acrescenta valorização a essa edição.
Estas Estórias | Sobre o autor
João Guimarães Rosa nasceu em 27 de junho de 1908, em Cordisburgo, Minas Gerais. Publicou, em 1946, o seu primeiro livro, Sagarana, que foi recebido pela crítica com entusiasmo por sua capacidade narrativa e sua linguagem inventiva. Formado em Medicina, Rosa chegou a exercer o ofício em Minas Gerais e, posteriormente, seguiu carreira diplomática.
Além de Sagarana, constituiu uma obra notável com outros livros de primeira grandeza, como Primeiras Estórias, Manuelzão e Miguilim, Tutameia – Terceiras Estórias, Estas Estórias e Grande Sertão: Veredas. Este último romance levou o autor a ser reconhecido no exterior.
Em 1961, Rosa recebeu o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras (ABL) pelo conjunto de sua obra literária. Faleceu em 19 de novembro de 1967, no Rio de Janeiro.
Estas Estórias | Sobre o livro:
- Título: Estas Estórias
- ISBN: 978-65-5612-054-6
- Autor: João Guimarães Rosa
- Número da edição: 1ª
- Número de páginas: 272
- Formato: 16 X 23 cm
- Valor: R$ 49,90
Compre na Amazon AQUI
Sobre o Autor
Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.