Não Verás País Nenhum, o clássico distópico de Ignácio de Loyola Brandão, escrito em 1981, fala diretamente com a nossa realidade hoje e, consequentemente, sua narrativa se torna cada vez mais essencial e urgente.
No futuro distópico apresentado em Não Verás País Nenhum, falta água, o calor é insuportável e as florestas desaparecem aos poucos. Se essa premissa te parece familiar de alguma forma, você não está sozinho.
É pensando nisso que a Global Editora preparou uma edição comemorativa de 40 anos da obra, com novo design e conteúdos exclusivos.
A nova edição conta com apresentação de Heloise M. Starling, feita especialmente para a edição comemorativa, uma sequência do texto de Washington Novaes e encerra com o artigo “Antecipações do Absurdo”, publicado no jornal Valor Econômico e escrito por José de Souza Martins, sociólogo e professor emérito da Universidade de São Paulo.
A visão do autor também é fundamental para compor a experiência proposta na edição comemorativa e, tentando explorar exatamente os pensamentos de Loyola na época em que escreveu o livro, a nova versão conta também com um texto do escritor explicando como surgiu a ideia para o conto “O Homem do Furo na Mão”, narrativa que viria a se tornar Não Verás País Nenhum.
O encarte também vem com anotações a mão e datilografadas e algumas fotos inéditas, elementos que se completam e mapeiam o processo que foi utilizado pelo autor na concepção do livro.
Para complementar ainda mais a experiência e se aprofundar no contexto social da obra, a capa do livro, que tem foto de Araquém Alcântara e design de Mauricio Negro, vem com um QR Code, que leva o leitor diretamente até um vídeo do próprio Loyola.
No conteúdo extra, o autor traça um paralelo entre o que acontece na trama e a situação ambiental hoje, já que a ONU anunciou, recentemente, que os efeitos prejudiciais no meio ambiente já são irreversíveis.
Um livro essencial para os fãs de Ignácio de Loyola Brandão, a edição comemorativa estabelece de uma vez por todas o que todo mundo já esperava: Não Verás País Nenhum é um clássico absoluto e um livro fundamental para a literatura brasileira.
A nova edição de “Não Verás País Nenhum” conta com:
- QR Code na capa, que leva o leitor para um vídeo do próprio autor traçando um paralelo entre a época que o livro foi escrito e hoje.
- Apresentação de Heloise M. Starling, feita especialmente para a edição comemorativa.
- Sequência do texto de Washington Novaes, que está presente na edição original.
- Artigo “Antecipações do Absurdo”, publicado no jornal Valor Econômico e escrito por José de Souza Martins, sociólogo e professor emérito da Universidade de São Paulo.
- O encarte conta com fotos, registros e recortes que reforçam a visão do autor na época em que ele escreveu o clássico.
Não Verás País Nenhum | Sobre o Autor
Ignácio de Loyola Brandão nasceu em Araraquara, São Paulo, em 1936. Jornalista e escritor, passou em diversas redações brasileiras, como a revista Claudia, Última Hora, Realidade, Planeta, Ciência e Vida, Vogue, e até mesmo a francesa Lui.
Brandão tem mais de 40 livros publicados. São romances, contos, crônicas, relatos de viagens e livros destinados ao público infantil. Entre os romances mais conhecidos, estão Bebel que a Cidade Comeu, Zero, Não Verás País Nenhum, O Beijo Não Vem da Boca, Dentes ao Sol, Desta Terra Nada Vai Sobrar e O Anônimo Célebre.
Seus livros foram traduzidos para diversos idiomas, incluindo alguns menos convencionais, como húngaro, tcheco e sul-coreano. Com O Menino que Vendia Palavras, o autor ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Ficção de 2008.
Dono de muitos prêmios importantes para a literatura brasileira, em 2016 recebeu da Academia Brasileira de Letras (ABL) o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra e em 2019, o prêmio Juca Pato. Ainda em 2019, também foi eleito membro Imortal da Academia Brasileira de Letras ocupando a cadeira número 11.
Não Verás País Nenhum | Ficha Técnica
- Páginas: 392 + Encarte especial com 32 páginas coloridas
- Total: 424 páginas
- Preço de capa: R$ 89,00
- ISBN: 978-65-5612-167-3
- Formato: 16 X 23 cm
- Acabamento: Capa flexível com orelhas e guardas coladas
- Cor da capa: 4×0
- Cor do miolo: 1×1
- Gênero: Romance
- Temas: Distopia, vida urbana, comportamento, sociedade, meio ambiente
- Edição: 29° (Ed. Comemorativa 40 anos)
- Palavras-Chave: Distopia, meio ambiente, sociedade urbana
Sobre o Autor
Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.