Ave, palavra, é um livro Póstumo do Guimarães Rosa publicado em 1970. A composição final do original seria concebida pelo amigo e escritor Paulo Rónai, que, ao lado dos textos indicados por Rosa para integrar o livro, acabaria adicionando outros que o ficcionista mineiro havia começado a rever.
O livro distingue-se dentro do amplo espectro da obra do autor por reunir textos de diferentes gêneros. Podem ser destacados três dos vários instantes extraordinários deste livro.
“Fita verde no cabelo (Nova Velha estória)” configura-se numa criativa evocação do célebre conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho”.
Os poemas que integram o livro, por sua vez, indiciam que, apesar de ter se dedicado com inconstante frequência a criar versos ao longo de sua vida, foram certeiras as ocasiões em que Rosa se rendeu à arte poética.
Cabe ainda destacar em Ave, palavra a declaração repleta de amor ao seu Estado natal, estampada no sublime texto “Minas Gerais”.
A foto de capa é de Araquém Alcântara. A edição da Global Editora traz ao fim um texto de Fernanda Maria Abreu Coutinho, professora associada de Literatura da Universidade Federal do Ceará, intitulado “‘Fita verde no cabelo’: a perenidade do era uma vez”.
Ave, Palavra | Sobre o autor
João Guimarães Rosa nasceu em 27 de junho de 1908 em Cordisburgo, Minas Gerais, e faleceu em 19 de novembro de 1967, no Rio de Janeiro. Publicou em 1946 seu primeiro livro, Sagarana, recebido pela crítica com entusiasmo por sua capacidade narrativa e linguagem inventiva.
Formado em Medicina, chegou a exercer o ofício em Minas Gerais e, posteriormente, seguiu carreira diplomática.
Além de Sagarana, constituiu uma obra notável com outros livros de primeira grandeza, como: Primeiras estórias, Manuelzão e Miguilim, Tutameia — Terceiras estórias, Estas estórias e Grande sertão: veredas, romance que o levou a ser reconhecido no exterior.
Ficha Técnica
- Páginas: 320
- Preço de capa: R$ 59,00
- Catálogo: Literatura Brasileira
- Formato: 16 X 23 cm
- Acabamento: Brochura
- Cor da capa: 4×1 | Cor do miolo: 1×1
- Gênero: Conto/Poema
- Temas: Sertão, Natureza, Relações Humanas
Sobre o Autor
Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.