Grupo Autêntica divulgou seus lançamentos para este mês de fevereiro de 2022. Entre as novidades destacamos abaixo aquelas que mais nos interessaram. Anote aí e veja no site da editora outra novidades e gêneros para todos os gostos.
A Revista Verde, de Cataguases: Contribuição à história do Modernismo
Autoria: Luiz Ruffato
No ano em que se comemoram os 100 anos da Semana de Arte Moderna, o premiado romancista Luiz Ruffato apresenta uma importante contribuição para a compreensão do desenvolvimento e consolidação das ideias modernistas no Brasil, por meio de uma abordagem sobre o movimento vanguardista ocorrido em Cataguases(MG).
A revista Verde, lançada em 1927, reuniu em suas páginas o que de melhor e mais ousado havia em termos de produção literária naquele momento, com explícito incentivo, moral e financeiro de nomes como Mário de Andrade, Alcântara Machado, Prudente de Morais Neto e Oswald de Andrade, entre outros.
Ao contrário do que até hoje a historiografia aborda como “fenômeno inexplicável”, Ruffato demonstra, de maneira cabal, que o surgimento desse movimento numa localidade do interior de Minas Gerais deveu-se a uma convergência de fatores econômicos, sociais e culturais.
Na época, a aristocracia cafeeira de Cataguases estava se transformando em burguesia industrial e a sede do município, um núcleo urbano consolidado, agregava uma população em torno de 16 mil pessoas – Belo Horizonte, capital do estado, tinha cerca de 100 mil habitantes.
Além disso, a cidade contava com ótimo sistema educacional e uma geração intelectual ávida por novidades, tanto na literatura (Rosário Fusco, Ascânio Lopes, Guilhermino César, Francisco Inácio Peixoto), quanto no cinema (Humberto Mauro).
De certa forma, o movimento Verde marca o início do fim da fase heróica e radical do modernismo.
- Páginas: 192
- Formato: 14 x 21 cm
- Acabamento: brochura
- Categoria(s): Crítica Literária, Literatura
- Edição: 1
- Mês/Ano de publicação: 02/202
Inda bebo no copo dos outros – Por uma estética modernista
Autoria: Mário de Andrade
Organização: Yussef Campos
Esta coletânea, organizada por Yussef Campos, traz obras dispersas de Mário de Andrade reunidas pela primeira vez.
São textos originalmente publicados em revistas, jornais, periódicos e livros que se inserem no contexto da Semana de Arte Moderna e seus antecedentes.
E, como o próprio polímata disse: “Bem poderíamos em 2022 celebrar o 1º Centenário de nossa independência literária”.
Trata-se, principalmente, de debates e reflexões de Mário de Andrade sobre a estética artística denominada “modernista”, organizados da seguinte forma:
1. “Mestres do passado”: Glorificação; Francisca Júlia; Raimundo Correia; Alberto de Oliveira; Olavo Bilac; Vicente de Carvalho; Prelúdio, coral e fuga;
2. “Prefácio interessantíssimo”;
3. “A escrava que não é Isaura”;
4. Textos publicados na revista Klaxon.
Ficha Técnica
- Páginas: 224
- Formato: 14 x 21 cm
- Acabamento: brochura
- ISBN: 9786559281305
- Categoria(s): Crítica Literária, Literatura
- Edição: 1
- Mês/Ano de publicação: 02/2022
- Primeira edição: 02/2022
O púcaro búlgaro
Autoria: Campos de Carvalho
No verão de 1958, durante uma visita ao Museu Histórico de Filadélfia, Hilário, narrador-personagem de nossa história, tem sua vida impactada por um púcaro búlgaro.
“Quase a contragosto e com o espírito sempre o mais elevado”, ele decide embarcar em uma expedição que pretende comprovar a existência ou não da Bulgária, já que da existência dos púcaros ele não duvida. É acompanhado por Pernacchio, Radamés, Expedito e Ivo Que Viu a Uva, tripulantes angariados em um anúncio de jornal.
“Do que se passou e sobretudo do que não se passou nessa expedição já famosa é o relato que se vai ler […] o mais pormenorizado e o mais honesto possível, embora tenha sido reduzido ao mínimo para que pudesse caber num só volume e mesmo num só século – o que afinal se conseguiu.”
Comparado a Henry Miller e outros autores consagrados, Campos de Carvalho é importante destaque em nossa literatura. O púcaro búlgaro, último romance escrito pelo autor, em 1964, atesta sua força e explosão de criatividade, de crítica ferina ao status quo.
Sua obra é uma celebração ao caos que constitui a própria existência: não busca construir simulacros críveis da realidade, mas explorar seus absurdos, seus furos e suas inconsistências, sempre questionando, com humor incomparável, nosso cotidiano.
Ficha Técnica
- Páginas: 112
- Formato: 14 x 21 cm
- Acabamento: Capa Dura
- ISBN: 9788551307984
- Categoria(s): Contemporâneo, Literatura
- Mês/Ano de publicação: 02/2022
Lembrança do presente – Ensaios sobre a condição histórica na era da internet
Autoria: Mateus H. F. Pereira
Lembrança do presente é um conjunto de ensaios que contempla problemas clássicos, como o da realidade do tempo, e temas contemporâneos, como o discurso da história, os dilemas da memória, a crítica à heurística do presentismo e os debates acerca do negacionismo, além das múltiplas faces da história na era digital, em um ambiente marcado pelo atualismo.
Mateus H. F. Pereira nos conduz, simultaneamente, às profundezas e às falésias da condição histórica de nosso insólito presente, articulando o discurso sobre a historicidade e o discurso da história na era da internet.
Como entender a ideia de um passado que não passa? Como viver nossa estranha contemporaneidade?
Ficha Técnica
- Páginas: 144
- Formato: 15,5 x 22,5 cm
- Acabamento: brochura
- ISBN: 9786588239223
- Categoria(s): Comunicação & Ciência da Informação, Historiografia , História
- Edição: 1
- Coleções: História e Historiografia
- Mês/Ano de publicação: 03/2022
- Primeira edição: 03/2022
Coleção Anne: aventuras completas — 6 volumes
Autoria: Lucy Maud Montgomery
Tradução: Márcia Soares Guimarães
Ao longo de seis volumes, temos a oportunidade de conhecer a encantadora Anne Shirley e nos divertimos com suas aventuras. Sempre capaz de ver um lado positivo em tudo, a personagem da série de Lucy Maud Montgomery conquistou leitores em todo o mundo pelo coração e pela razão.
Após o lançamento do último volume da série, Anne de Ingleside, chegou o momento de nos despedirmos da nossa amiga da vida inteira de um jeito muito especial. Por isso, preparamos a Coleção Anne: aventuras completas, um box encantador composto pelos seis títulos em que estão registradas as aventuras de Anne, acompanhado de seis lindos marcadores de página.
Ficha Técnica
- Páginas: 1808
- Formato: 16 x 23 cm
- Acabamento: brochura
- ISBN: 9786559281282
- Categoria(s): Clássicos, Literatura Juvenil
- Coleções: Clássicos Autêntica Juvenil
A grande história do mundo: Uma viagem única pela história dos cinco continentes
Autoria: François Reynaert
Tradução: José Manuel Barata-Feyo
Uma viagem única pela história dos cinco continentes. Fatos, conquistas e personalidades marcantes de 5 mil anos de história apresentados em uma narrativa emocionante.
A História, muitas vezes, foi escrita pelos vencedores e pelas potências dominantes. Nesta obra, François Reynaert nos lembra de que a Europa não é o centro do mundo e apresenta uma narrativa que aborda os grandes fatos históricos dos cinco continentes.
Dividido em etapas cronológicas, o livro segue a evolução das grandes civilizações e relaciona-as entre si, para percebermos melhor a nossa História.
Essa abordagem original permite compreender o mundo globalizado de hoje e antecipar mudanças ao nível das potências mais relevantes no plano internacional.
Ficha Técnica
- Páginas: 640
- Formato: 16 x 23 cm
- Acabamento: brochura
- Título original: La grande histoire du monde
- ISBN: 9786586551259
- Categoria(s): História, História Geral
- Editora Vestígio
- Edição: 1
- Mês/Ano de publicação: 02/2022
- Primeira edição: 02/2022
A revolução dos bichos
Autoria: Josué Limeira
Ilustração: Vladimir Barros
Adaptação do clássico de George Orwell para o ambiente nordestino, A revolução dos bichos em cordel mantém a fidelidade ao enredo original mas veste uma nova roupagem, singular e vibrante.
A história dos animais da Granja do Solar, que, cansados de serem explorados por um patrão bêbado e irresponsável, resolvem assumir a fazenda e o próprio destino, é emblemática da exploração dos fracos pelos poderosos e da corrupção, pelo poder, de propósitos e ideais humanistas.
Transposta para o gênero cordel, a narrativa ganha outro tipo de força, de sabor bem brasileiro sem, no entanto, perder a universalidade.
Um livro que amplia as possibilidades de leitura e fruição de um texto clássico da literatura mundial, agora no catálogo da Yellowfante.
Ficha Técnica
- Páginas: 112
- Formato: 16 x 23 cm
- Acabamento: brochura
- ISBN: 9786588437865
- Categoria(s): Folclore e Conto Popular, Literatura Infantil
- Mês/Ano de publicação: 02/2022
[acx_slideshow name=”SLIDE aut”]
Sobre o Autor
Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.