Alternando passado e presente, Octavia E. Butler traz à tona uma poderosa história de sobrevivência em tempos obscuros em Arca de Clay, terceiro volume da épica saga O Padronista.
A série é a primeira na carreira de Butler, muito reconhecida por outros nomes da literatura como N. K. Jemisin, autora de A Quinta Estação, Lua de sangue e Nós somos a cidade, Nnedi Okorafor, autora de Binti e Bruxa Akata, e Janelle Monáe, atriz, cantora e autora de The Memory Librarian.
Em uma edição brochura muito especial, a Editora Morro Branco continua com a sua promessa de trazer todos os livros da Grande Dama da Ficção Científica ao Brasil e de permanecer tocando leitores e amantes do afrofuturismo com sua escrita.
Blake Maslin está viajando com suas filhas gêmeas adolescentes quando o carro deles sofre uma emboscada. Pai e filhas são levados a uma comunidade isolada, que parece se afastar da escassez de recursos e da violência que assolam o restante do mundo.
Lá, os três cativos descobrem que a Terra foi invadida por um micro-organismo alienígena. A entidade mortal ataca como um vírus, mas os sobreviventes da doença se ligam geneticamente a ela, desenvolvendo poderes e desejos não naturais — e uma compulsão incontrolável de espalhar o contágio.
Se Blake e suas filhas não escaparem, serão infectados com um vírus que os matará ou os transformará em párias cuja própria existência é uma ameaça ao mundo ao seu redor.
Agora, “sobrevivência” tem um novo significado. Blake e suas filhas devem fazer uma escolha vital: arriscar tudo para escapar e alertar o resto do mundo, ou aceitar seu lugar nessa nova e estranha realidade.
Arca de Clay | Sobre a autora
Octavia E. Butler, nascida em 1947, é uma das mais aclamadas autoras de ficção científica e desde 1976 surpreende o mundo com seus romances de ambientações impactantes, personagens densos e dinâmicas que refletem os nossos problemas sociais mais intrincados.
Apesar de enfrentar muito preconceito em uma área dominada por homens brancos, foi a autora que abriu caminho para que outras prosperassem na ficção especulativa e um dos nomes mais fortes quando se fala em afrofuturismo.
Ao longo de sua carreira, recebeu prêmios como o Hugo, o Nebula e o Locus, além da honrosa MacArthur Fellowship, concedida a americanos que tenham realizações excepcionais em suas áreas. Em 2010, quatro anos após sua morte, entrou para o Hall da Fama da ficção científica, em Seattle.
Sobre o legado da autora
- Octavia E. Butler é conhecida como a Grande Dama da Ficção Científica.
- Butler é vencedora dos prêmios Nebula, Locus e Hugo pelo conto Filhos de sangue e indicada ao prêmio Arthur C. Clarke pelo romance A parábola dos talentos.
- A primeira pessoa escritora de ficção científica a ser reconhecida com a honrosa MacArthur Fellowship Genius Grant, concedida anualmente àqueles que demonstram originalidade e dedicação em suas atividades criativas, em qualquer campo do conhecimento que seja.
- A obra da autora foi adaptada pela primeira vez em dezembro de 2022 com Kindred: laços de sangue.
- A escritora foi homenageada pela NASA duas vezes, batizando uma montanha em um satélite de Plutão, em 2018, e uma área de aterrissagem em Marte, em 2021.
Arca de Clay | Palavras-chave
- Afrofuturismo;
- Distopia;
- Ficção científica;
- Vírus;
- Invasão alienígena;
- Superpoderes;
- Poder;
- Sobrevivência;
Arca de Clay | Informações Técnicas
- ISBN: 9786586015744
- Páginas: 272 páginas
- Peso: 280 gramas
- País: Estados Unidos
- Autor: Octavia E. Butler
- Gêneros: Ficção Científica
- Tradução: Heci Regina Candiani
Compre na Amazon AQUI
Sobre o Autor
Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.